Vamos começar?

* Se você já pratica corrida e o seu cão não! Lembre-se que você não começou correndo 10 km no primeiro dia. Comece com pequenas distâncias e respeite o ritmo do seu cão. Matenha sempre o cão a sua frente ou no máximo ao seu lado permitindo que ele faça o ritmo do treino. Nossos amigos peludos fazem de tudo para nos agradar e até mesmo um esforço além da conta. Então vá com calma e em breve ele irá te acompanhar em distâncias longas ganhando condicionamento físico.

*Não é aconselhado colocar roupa no cão mesmo se estiver frio e nem mesmo sapatinhos. Lembre-se que perdemos calor para o meio principalmente pelas extremidades do corpo e o cão não é diferente. Não se preocupe com as patas do seu cão no chão, elas vão calejando gradativamente com a regularidade dos treinos.

*Se observar que o seu cão vem emagrecendo consulte um veterinário especializado em nutrição para que o mesmo avalie a alimentação do animal, indicando a melhor ração, suplementos e alimentação natural!

*Não dê vitaminas e suplementos alimentares para o seu cão sem antes consultar um veterinário.

*Antes de começar a praticar Canicross faça uma visita ao veterinário explicando a ele que você quer iniciar os treinos com o seu cão. O veterinário irá fazer alguns exames liberando ou não o seu amigo para te acompanhar. Não coloque a vida do seu melhor amigo em risco e nem a sua, faça os seus exames também consultando o seu médico.

 

Foto Michelle Soares (Canicross Brasil - Etapa Primavera 2016)
Comece com o equipamento correto: Cinto, guia e Colete de tração. A Canicross Brasil produz o equipamento...