O que é Canicross?

É um termo usado para descrever o esporte de corrida cross country com cães. Este esporte consiste em praticar corrida em terreno rustico, onde o homem e seu melhor amigo, o cão, estão em total harmonia em busca não só de vitórias, mas de muita diversão. Cão e Humano sempre atrelados por uma guia. O condutor normalmente usa um cinto, que se conecta a corda elástica, e essa se conecta ao colete de tração (Harness) no cão. A guia elástica reduz o choque em ambos.

Origem: 

O esporte é originário da Europa, onde foi criado como forma de treinamento para cães de trenó. Percebendo que essa pratica dava prazer para ambos, decidiram que este poderia ser um hábito bom, mais tarde se tornando o Canicross.

Quem pode praticar?

É um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade, desde que em condições físicas para tal. Obviamente, antes de sair correndo com o cão, é altamente recomendado que, condutor e cão, sejam submetidos a exames médicos para saber se tudo está bem. A prática do Canicross é muitíssimo prazerosa para quem gosta de atividade física ao ar livre. Para competições, não existe um limite máximo de idade para condutores, mas sim um mínimo de 7 anos e em distâncias curtas. Já para os cães, a idade inicial é de 1 ano, e a máxima deverá ser avaliada pelo condutor consciente e seu veterinário. O Canicross, diferente de outros esportes com cães, não requer pedigree. São permitidos cães de todas as raças incluindo cães sem raça definida. O esporte apareceu por volta da década de 90 e hoje tem duas federações internacionais.
 

Foto Michelle Soares 
Depois que passei a andar com os cães, passei a entender melhor os humanos, mas perdi o costume de ser traído.
Willian Oliveira